VISITANTES

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

AO LIVRO VERDE - A LIVRARIA MAIS ANTIGA DO BRASIL (CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ)

Ao Livro Verde
Campos dos Goytacazes - RJ

A LIVRARIA MAIS ANTIGA DO BRASIL

     Para muitos uma livraria fundada em 1844, como Ao Livro Verde, manter páginas de livros e portas abertas até os dias de hoje, seria uma obra de ficção. Localizada no Centro de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, Ao Livro Verde é a mais antiga livraria do país, mantendo-se no mesmo endereço funcionando ininterruptamente, façanha que consta nas páginas do Livro dos Recordes, o Guinnes Book.
     O que não é ficção, alguns chamariam de romance ou poesia, mas preferimos misturar todos os estilos literários e escrever em prosa a nossa autobiografia. Foi em 13 de junho de 1844, que o mercador de livros José Vaz Correia Coimbra, começou a escrever essa história em favor da educação, cultura e consequentemente do progresso.
     Em 15 de junho de 1994, quando Completou 150 anos Ao Livro Verde, figurou na forma de editorial na primeira página do jornal O Globo, em texto escrito pelo então presidente das Organizações Globo, jornalista Roberto Marinho. Com o título de “ RESISTÊNCIA” o editorial afirma:
     “ Não se perdeu pelo nome a livraria de Campos, que comemora 150 anos com o registro de mais antiga do país: Ao Livro Verde.
     A Razão social evocava esperança, que se cumpriu como milagre - e contra todas as expectativas, neste país de tão raros leitores.
   E a longevidade, dispensa considerações sobre significado e importância de Ao Livro Verde. É gratificação bastante, no terreno minado da cultura brasileira saber que ela subsistiu” 
     Ao Livro Verde escreve sua história assim, ou seja, deixando que outros escrevam por ela, e mantendo suas portas abertas para que outras centenas de gerações tenham páginas de livros abertas que são na verdade janelas para a vida. Ficção, romance, poesia, prosa, verso, biografia, história, pedagogia, educação, sabedoria . Esse é o nosso conteúdo desde 1844.

     (Texto: http://www.aolivroverde.com.br/)




Ao Livro Verde
(1994)
Campos dos Goytacazes - RJ
     Foto comemorativa dos 150 anos. Neste registro estão: Ronaldo Sobral (atual proprietário), seu pai João Sobral, familiares e funcionários da Livraria.


Ao Livro Verde
Campos dos Goytacazes - RJ

 Ao Livro Verde
Campos dos Goytacazes - RJ

Ao Livro Verde
Campos dos Goytacazes - RJ


     O extinto jornal O Monitor Campista, em sua edição nº 419 de 02/07/1844 , noticiou:

Loja do Livro Verde

     José Vaz Correia Coimbra e C.ª, annuncião ao respeitável publico que acabão de abrir sua casa de negocio, com a denominação acima especificada, na qual se acha para vender o seguinte: um variado sortimento de obras e mais pertences para escolas de instrucção primariae secundaria de latim e francez, bem como novellas, historias e romances; musica de cantoria e para pianno, e vários instrumentos de corda e sopro; papel almaço e de peso de differentes qualidades, dito de Hollanda, e outros accessorios para escriptorio; perfumarias, miudesas, livros pautados e em branco, um lindo sortimento de jóias do ultimo gosto, drogas medicianaes e para pintura, broxas e papelão de números sortidos, o verdadeiro rapé Bernardes, que já supre a falta do princesa de Lisboa, excellente chá hisson, bem como outros muitos artigos que se hão de annunciar. Os annunciantes se propõem a servir e por preços razoáveis, as pessoas que queirão honrar com sua confiança.


***************************

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) EM FOTOS ANTIGAS - PARTE 18

 A Câmara Municipal de Campos e a Praça São Salvador
(1916)
     Neste registro podemos destacar:
- O antigo Solar do Visconde de Araruama, que em 1916 (data deste registro fotográfico) abrigava a Câmara Municipal, e que após passar por um processo de restauração, passou a funcionar como Museu Histórico em 30/06/2012.
- A Praça São Salvador cercada por grades. Durante o período em esteve gradeada, o seu acesso era permitido até as 22:00, após este horário, tinha os seus portões fechados.

Igreja Nossa Senhora do Carmo
(1905)

A Igreja, a rua Treze de Maio e os trilhos do bonde.

 Av. XV de Novembro
(1947)
     A Av. XV de Novembro, fotografada em 1947 por Gerardo Maria Ferraiuolli, o Patesko. Ao fundo podemos ver o prédio da Casa de Câmbio com seus três andares, e a direita,  parte da antiga Santa Casa de Misericórdia.

 Av. Sete de Setembro
(Anos 50)

     Nesta foto observamos as extintas Casa Almeida e Casa Dragão. A também conhecida por Sapataria Almeida, foi consumida por um incêndio e, atualmente, uma outra contrução foi erguida em seu espaço, que abriga nos altos a Rádio Campos Difusora. E a Casa Dragão cedeu lugar ao Hotel Dourado.

Praça Alberto Sampaio
(Anos 50)

     A Praça Alberto Sampaio com seus jardins, margeando o Canal Campos-Macaé. Destaque para o Mercado Municipal à esquerda.

**********